domingo, 3 de janeiro de 2010

Ansitec

Ansiolítico


NOME GENÉRICO - ANSITEC
: Buspirona (Cloridrato)


COMPOSIÇÃO - ANSITEC
comprimidos de 5 e 10 mg de cloridrato de buspirona.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS - ANSITEC
Agente ansiolítico da classe das azapironas, química e farmacologicamente distinto dos demais ansiolíticos conhecidos. Atividade ansiolítica seletiva sem efeitos anticonvulsionantes, sedativos, miorrelaxantes ou interferência na vigilância mental. Intensifica as atividades noradrenérgica e dopaminérgica, com redução da atividade colinérgica e serotoninérgica. Não produz sedação, comprometimento psicomotor e dependência.



INDICAÇÕES - ANSITEC
Transtornos de ansiedade.


CONTRA-INDICAÇÕES - ANSITEC
ANSITEC é contra-indicado em pacientes hipersensíveis ao cloridrato de buspirona, durante a gravidez1 e lactação2.


ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES - ANSITEC
Uso concomitante com inibidores da monoamino oxidase (IMAO). Não bloqueia a síndrome3 de abstinência aos benzodiazepínicos. Gravidez1 (categoria C) e lactação2: avaliar risco/benefício.


INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS - ANSITEC
Uso concomitante com trazodona eleva de 3 a 6 vezes o nível sérico de transaminase glutâmico pirúvica. Em doses menores de 30 mg/dia não interage com álcool ou outros depressores do SNC.


REAÇÕES ADVERSAS - ANSITEC
Ocorrem no início da terapia, diminuindo com a continuidade do uso e/ou diminuição da dose: tonturas4, cefaléia5, nervosismo, náusea6, delírio7, excitação e sudorese8/pele viscosa. Outras mais raras: distúrbios do sono, disforia, sensação de claustrofobia, tremores, congestão nasal, fotofobia9. Não existe registro de síndrome3 de abstinência e potencial para abuso.


POSOLOGIA - ANSITEC
Dose inicial de 5 mg em três tomadas/dia, nos intervalos das refeições. Efeito pleno obtido após, em média, 14 dias e dose de manutenção é de 15 a 30 mg/dia em duas a três tomadas. A dose máxima diária não deve exceder 60 mg. A duração do tratamento deve ser de 3-4 semanas, no mínimo.


SUPERDOSE - ANSITEC
Lavagem gástrica10 imediata e medidas de suporte de sinais vitais11.


APRESENTAÇÕES - ANSITEC
Caixas c/20 comprimidos.


Venda sob prescrição médica, com retenção de receita.

Um comentário: